Na pior e melhor em Paris *

(trocadilho com o título do livro de George Orwell: Na Pior em Paris e Londres)

por Adê

Nas bagunças dos lençóis escuto o Francisco dar a choradinha matinal pedindo o mamá pré-café-da-manhã. É sexta-feira Santa, dia de viagem de carro, e também o terceiro ou quarto dia em que ele apresenta febre, mesmo estando ativo e de bom humor. :calor:

… e ainda: a quarta ou quinta vez que fica doente em menos de 2 meses. Justamente por isso e pela luta anterior que tivemos com os médicos holandeses, decidimos ligar para os plantonistas para “desencargo de consciência” e depois falamos com a assistente da nossa médica de família:

– É normal em quadro viral o bebê apresentar febre por dias – foi o que disseram.

Como não víamos outros sinais visíveis de problemas ainda – como desidratação, apatia, etc. e ele estava animado e brincando normal – resolvemos medicar para a febre e seguir com o plano.

[O ranço que temos com a medicina daqui é histórica, por isso não vou me estender aqui nesse assunto, deixa pra depois].

De qualquer forma, chegamos a Paris!

Depois de praticamente um dia todo de viagem, tivemos tempo de chegar no Airbnb, dar o banho e servir uma janta sem vergonha para o mini querido, conversar com a família e dormir, pois o dia seguinte seria de passeio.

Mas aí, chegou o dia seguinte e, adivinha?! Na hora do almoço, quando paramos em um Starbucks para dar a marmita do pequeno, percebemos que o ouvido dele tinha começado a vazar. Além do pânico, veio a culpa por não ter insistido ainda mais em ele ser visto por uma médica (essa foi a segunda vez que disseram não ter necessidade de avaliá-lo, aliás). A melhor alternativa que encontramos foi a de ir até uma farmácia, mostrar a foto da orelhinha dele e ver o que recomendavam. A farmacêutica mal olhou a foto e já nos direcionou para a urgência: tinha uma clínica dessas privadas – e que atendem turistas – logo ali perto, e foi para lá que corremos.

Tivemos a sorte do meu cunhado falar francês, para agilizar o processo e explicar todo o caso quando chegamos no atendimento. Resumo da ópera: o Francisco provavelmente estava mesmo com otite e teria que tomar antibiótico por 10 dias, além do remedinho para o ouvido e Paracetamol para a febre.

Daí pra frente foi só…para frente! Apesar de não gostar de ter que ficar dando remédio o tempo todo para crianças, ficou beeeem óbvio que só sendo medicado dessa forma ele ia melhorar.

Conseguimos seguir o cronograma de passear em Paris por 3 dias inteiros e 2 dias de parques da Disney. Como quase todo mundo da família já tinha estado nessa cidade pelo menos uma vez, o programa foi bem flexível e não ficamos presos em visitar ponto A ou ponto B com horário fixo e nem com qualquer lógica de roteiro.

Agora, sim, um pouco de lazer

Um dos grandes destaques do passeio “pascal” foi termos visitado a Sacre Coeur, aquela igreja que fica bem numa parte alta com uma vista maravilhosa de Paris. Aquela área de Montmartre também é fofíssima para caminhar e tirar umas fotos, além de ali perto ter o famoso café do filme da Amelie Poulain.

 

Aliás, dica se algum dia você for visitar a basílica: se subir muita escada for difícil ou se você estiver com bebê/ carrinho, etc., suba o morro pelas ruas em volta dela. A caminhada vai ser maior do que ir direto por várias escadas, mas você vai poupar um mal estar chegando lá em cima (ainda mais se o clima estiver quente). Falo isso por experiência não-tão-própria pois alguém passou mal lá de cima por ter subido as escadas rápido demais e carregando peso. Pelo menos passou mal com uma vista bonita lá de baixo. Rs

 

Outro momento gostosinho de curtir foi ficar no parque bem embaixo Torre Eiffel com meus cunhados e sobrinho enquanto parte da família subia na torre. Rendeu fotos fofíssimas dos priminhos enquanto eles brincavam e tomamos um vinho enquanto esperávamos o pessoal (no fim foi tão demorado que fomos antes para o próximo destino).

 

Também passamos pela Champs Elysées (bem rapidinho mesmo), comemos a famosa sopa de cebola no Les Philosophes e andamos pelo bairro fofinho chamado Le Marais.

Dica: para quem gosta de lojas “vintage fashion” – vulgo brechó – esse bairro é uma parada obrigatória! E tem também umas lojas de roupas bem legais por lá.

E por falar em moda: lá eu visitei o “outlet” de uma marca que eu amo: Sézane. Geralmente me dou ao luxo de comprar deles 1 ou 2 vezes ao ano quando eles entram em “Archives” – uma espécie de liquidação deles.

De resto foi bater perna mesmo e fugir um pouco da multidão, pois Paris estava lo-ta-da (ao ponto de ser impossível entrar na Notre Dame, que tinha fila quilométrica).

Finalizamos com os últimos dois dias de férias de Páscoa nos parques da Disney, com destaque para o brinquedo novo da Frozen, que gera fila de horas (conseguimos filas menores com baby swap) e a atração do Ratatouille, animação que se passa na própria Paris.

 

Apesar da chegada caótica com um neném doente, deu tudo certo e pela primeira vez os três primos (um que mora no Brasil, um de Luxemburgo e o Francisco) estiveram juntos, e isso é bem raro! :heart:

Em breve posso contar mais sobre outras viagens. 2026 está um pouco atípico nesse primeiro semestre devido a várias visitas que recebemos e à inquietação do meu marido, que ama viajar e resolveu aproveitar todos os únicos feriados na Holanda para “fugir” daqui. :pensativo:

Até já!

Comenta aí!

:amando: 
:anjo: 
:apaixonado: 
:beijo: 
:bravo: 
:calor: 
:cantando: 
:choque: 
:choro: 
:confuso: 
:criativo: 
:culpado: 
:desconfiado: 
:diabo: 
:doente: 
:dor: 
:feliz: 
:festa: 
:fome: 
:frio: 
:inocente: 
:lagrima: 
:lingua: 
:machucado: 
:magoado: 
:maldoso: 
:nervoso: 
:neutro: 
:normal: 
:oculos: 
:olheiras: 
:pensativo: 
:pisca: 
:quebrado: 
:segredo: 
:duvida: 
:sono: 
:sorriso: 
:timido: 
:tonto: 
:triste: 
:vergonha: 
:annoyed: 
:biggrin: 
:blah: 
:blank: 
:blush: 
:bored: 
:bounce: 
:confused: 
:cool: 
:cry: 
:cute: 
:devil: 
:duh: 
:evil: 
:efrustratedvil: 
:grin: 
:gross: 
:grr: 
:heart: 
:hmph: 
:huh: 
:kissy: 
:laugh: 
:lmao: 
:lol: 
:love: 
:mad: 
:no: 
:ouch: 
:rofl: 
:sad: 
:sd2: 
:secret: 
:shocked: 
:sleepy: 
:smile: 
:spin: 
:sweatdrop2: 
:thinking: 
:tongue: 
:whoa: 
:wink: 
:woohoo: 
:woot: 
:wtf: 
:yes: 
:yum: 
 

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Aceito Saber mais

Política de privacidade e de cookies